Aumento da próstata | Como é realizado o tratamento cirúrgico da próstata muito aumentada?

   17 de junho de 2025
A HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), é o crescimento anormal da glândula prostática como um todo, comum em homens a partir dos 40 anos de idade.
O aumento não está necessariamente relacionado ao câncer de próstata, entretanto, pode comprimir a uretra, ocasionando sintomas, como dificuldade para urinar, micção frequente e urgência. Embora não seja grave, impacta diretamente no bem-estar da população masculina, exigindo assim tratamento.
Dentre os tratamentos disponíveis para a condição, a melhor técnica depende do estado clínico do paciente. A cirurgia mais frequente é a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU), indicada para próstatas abaixo de 80 gramas. A raspagem é feita por meio da uretra e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Em centros que dispõem de mais tecnologia, a cirurgia com Laser (HoLEP E ThuLEP) são realizadas com mais frequência.
Essas últimas podem ser indicadas em próstatas de virtualmente qualquer tamanho. Também são realizadas por via endoscópica, sem a necessidade de cortes. Proporcionam uma recuperação em geral mais rápida que a RTU da próstata.
Devido ao avanço nas tecnologias com Laser, as abordagens abdominais tem sido cada vez menos realizadas, por serem mais invasivas e apresentaram mais complicações.
Procure um urologista para avaliar o seu caso e aumente o seu bem estar e qualidade de vida.