Hiperplasia Prostática Benigna | Conheça os tratamentos da doença

   20 de fevereiro de 2025
Considerado um problema bastante comum entre a população masculina, a hiperplasia prostática benigna é uma doença que provoca o aumento anormal da próstata. Esse aumento gera preocupações aos homens, visto que pode apresentar desconforto e alterações no sistema urinário.
No entanto, existem diferentes tipos de tratamento que variam de acordo com a gravidade dos sintomas e outros fatores relacionados à saúde de cada paciente.
Medicamentos (Tratamento Clínico)
Nesse caso, os medicamentos são prescritos para aliviar os sintomas decorrentes do aumento da próstata. Alfa-bloqueadores e inibidores da enzima-5-alfa-redutase são algumas das opções mais utilizadas para tratar a condição de forma clínica.
Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Holmium (HoLEP)
Quando o tratamento conservador não apresenta resultados satisfatórios, a intervenção cirúrgica passa a ser uma opção amplamente recomendada.
O HoLEP é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que consiste no uso do laser Holmium. O procedimento permite uma remoção segura e anatômica do tecido prostático excessivo.
REZUM
Sendo um tratamento que não exige internação hospitalr, é considerado um procedimento inovador que se constitui na injeção de vapor de água aquecido por radiofrequência nos lobos prostáticos, promovendo uma desobstrução parcial do canal uretral.
Em caso de mais dúvidas sobre os tipos de tratamento e sua indicação, busque orientação profissional com um urologista.