Notícias





Os graus de aumento e formas de tratamento do HPB


   8 de julho de 2025

O aumento prostático benigno (HPB) por ser uma condição de caráter progressivo pode ser dividido em graus que determinam a gravidade do problema. Essa observação é essencial para determinar o tipo de tratamento que será adotado, podendo compor desde medicamentos até cirurgias com técnicas minimamente invasivas.

Conheça abaixo os principais graus da HPB e a melhor indicação de tratamento para resolução dos sintomas:

HPB (Leve)

No grau leve, o aumento da próstata causa sintomas que impactam diretamente o ato miccional, podendo aumentar a vontade de urinar durante a noite ou demonstrar um jato urinário fraco. A observação e a recomendação de mudanças no estilo de vida do paciente servirá para o não agravamento da doença e garantia do bem-estar físico.

HBP (Moderado)

No grau moderado, pode haver retenção urinária e, consequentemente, dor ao urinar com desconforto persistente. A principal indicação para o tratamento nesse grau é o uso de medicamentos para o controle dos sintomas e restabelecimento das funções normais da bexiga.

HBP (Grave)

Para os casos graves da doença, é recorrente a presença de quadros de retenção urinária, infecções e comprometimento da função renal. O tratamento nesses casos requer uma resposta mais invasiva, com a retirada do tecido prostático excessivo por meio de procedimentos cirúrgicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *