
HoLEP | Tratamento definitivo para a HPB
2 de maio de 2025
A embolização da próstata é uma moderna técnica cirúrgica e minimamente invasiva indicada para o tratamento de quadros Hiperplasia Prostática Benigna – HPB (aumento benigno da próstata). É um procedimento realizado sem o uso de cortes e de uma forma similar a um cateterismo.
A embolização é realizada por meio da introdução de um pequeno cateter no punho ou virilha do paciente, e outro dentro das artérias responsáveis por conduzir o fluxo sanguíneo até a próstata (artérias prostáticas).
Com os cateteres posicionados, é realizada a injeção de pequenas partículas sintéticas com o objetivo de interromper o fluxo de sangue, para que, dessa forma, a próstata passe a receber menos sangue e reduza o seu tamanho, desobstruindo o canal da uretra e aliviando os sintomas do HBP.
Entre as principais vantagens do procedimento está o fato de que, além de ser indolor, tem grande praticidade, já que pode ser realizado apenas com anestesia local. Após a realização da embolização, o paciente precisa ficar de 3 a 6 horas de recuperação no hospital e recebe alta logo em seguida, podendo retornar às suas atividades no dia seguinte.